Zé Ramalho da Paraíba (2008) - Nos dois volumes desse disco, o descobridor Marcelo Fróes, do selo Discobertas, achou e reuniu gravações esquecidas de Zé Ramalho. Além da faceta cantor/compositor, o paraibano mostra no álbum seu forte lado de bluesman e guitarrista. Tem o climão e a sonoridade dos velhos bootlegs perdidos. Grata surpresa de sua produtiva carreira.
A maior parte das gravações são do tempo em que o forasteiro recém-chegado ao Rio de Janeiro, José Ramalho Neto (após acompanhar o músico pernambucano Alceu Valença), iniciava carreira própria. Tempos difíceis, conforme contou. Como ainda não tinha na mão as canções de seu primeiro LP, por volta de 1977, Zé fez tentativas no "Sul" que não deram em nada:
"O repertório era basicamente de músicas de rock, mas não chamava público. Sem ter disco gravado, uma carreira, na vida artística você é considerado aspirante", justificou na entrevista que deu à última Rolling Stone.
Os blues rock "Táxi Lunar" e "Jacarepaguá Blues", e o rock'n'roll balançado da crítica "Paraíba Hospitaleira", marcam o período desbravador.
Download: Zé Ramalho da Paraíba[2008]
Faixas:
01. Táxi-lunar
02. Jacarepaguá blues
03. O autor da natureza
04. Brejo do Cruz
05. Puxa-puxa
06. Luciela
07. Paraíba hospitaleira
08. Terremotos
09. Falido transatlântico
10. A árvore
11. A peleja de Apolo e Pan
12. O astronauta
13. Meninas de Albarã
14. Aboio Eletrônico
15. O sobrevivente
16. Jardim das Acácias
17. Avôhai
18. Adeus segunda-feira cinzenta
19. A dança das borboletas
20. O Monte Olímpia
21. Admirável Gado Novo
Nenhum comentário:
Postar um comentário